quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Porquê eleições ?


Está na ordem do dia, a destabilização provocada pelo anúncio da não recandidatura de FSF e as consequências que as eleições têm para a preparação da próxima época.

Além de se perguntar porquê eleições agora, pode -se perguntar porquê eleições este ano, já que segundo os estatutos :


Artigo 37º

1 – O mandato dos titulares dos órgãos sociais é de quatro anos.


e FSF foi eleito em 28/04/2006, há três anos portanto.


nesta pesquisa encontrei este artigo interessante aqui de 2006-04-13 11:49 de onde destaco:



"Filipe Soares Franco não surpreendeu e apresentou-se como candidato à presidência do Sporting, sendo o possível vencedor das eleições marcadas para 28 de Abril. ( 2006)


E caso isso não sucedesse, o risco do crédito bancário concedido ao clube leonino obrigaria os bancos a constituir reservas sobre a totalidade dos financiamentos, já que não é credível para nenhum auditor que a banca possa executar o Estádio José Alvalade.


Neste contexto, Ricardo Salgado está empenhado em conseguir, ainda antes do fim do ano, a transferência do património imobiliário do Sporting para um fundo que pague ao BES as dívidas, sob pena de ser obrigado a constituir reservas no valor de cerca de 150 milhões de euros, ou seja mais de metade dos lucros anuais do seu banco.


Ora isto implicava uma queda de 50% no valor das acções do BES e provavelmente o despedimento da sua administração.




A solução existe, portanto, e o nome de Soares Franco, um "homem de mão" do BES, é bem visto para montar a solução que não tem que passar directamente pela alienação definitiva dos imóveis sportinguistas.


De qualquer modo, Soares Franco avança dizendo pretender continuar com a alienação dos imóveis, reservando para o clube as mais valias do projecto imobiliário.

Como? Com a engenharia financeira de uma venda imediata com a recompra acordada para daqui a dez anos, por preço certo, predefinido, que basicamente incluiria apenas o preço actual e os juros dos dez anos. Deste modo o Sporting não tinha que avançar já para a alienação do estádio, feito para o Euro 2004, com reduzidos fundos do Estado, e por outro lado não se via sem as mais valias imobiliárias do projecto desenvolvido por José Roquette. Uma solução equilibrada, que "safava" agora os bancos em dificuldades e simultaneamente obrigaria o BES e o BCP a manter os fluxos de tesouraria para Alvalade. ( SOLUÇÃO DEFENDIDA POR DIAS DA CUNHA )



Refira-se ainda que, caso Soares Franco seja eleito, ( 2006)
deverá ser marcada uma nova assembleia-geral para (re)colocar à apreciação dos associados leoninos a intenção da venda do património do conjunto lisboeta.



P.S. Assim se percebe que nem sempre os interesses do Sporting, estiveram em primeiro lugar e que FSF interrompe o seu mandato e não se recandidata, porque provavelmente já cumpriu a tarefa que Ricardo Salgado lhe atribuíu.

Recomendo a consulta do meu post de 18/01/2007.

4 comentários:

JG disse...

Arrepiante... São estas as unicas palavras que me ocorrem...

De qualquer modo, este cenário provavelmente não andará muito longe do real...O engraçado é a maneira como muita gente defende ainda hoje que Soares Franco foi o salvador da pátria! Engraçado ou então não...

joaquim agostinho disse...

JG
Para muito, os presidentes do Sporting, sejam quais forem, são como deuses.
Só se dão conta do que aconteceu quando eles saem e passam a ser atacados pelo próximo "deus"
Para muitos não lhes passa pela cabeça que um presidente não ponha o Sporting em primeiro lugar
Não aprendem nada com a história.
Abraço

Tite disse...

Para mim, Presidente que não esteja no clube de alma e coração e até de carteira aberta para o que der e vier não é Presidente que se respeite.
E este já percebi que nem amor tem ao clube ao ponto de fazer sacrifícios presenciais quando tem encontros de Golf ou caçadas no Alentejo ou Africanas.
Portanto, arranjem alguém que ame o Sporting de verdade.
Se arranjarem vão ver que o seu exemplo trará a militância de volta.

joaquim agostinho disse...

Tite
Nem mais