segunda-feira, dezembro 11, 2006

Princípio do fim do Sistema?

Sempre tive a convicção de que o sistema liderado por Pinto da Costa (PC) só ruíria por dentro, isto é, na sequência de divisões e lutas pela sucessão dentro da sua própria estrutura.
Alguns factos derivados da publicação do livro de Carolina (C) alertam - me para o possível ínicio desse processo.
Também sempre pensei que isso poderia acontecer apenas por dois factores inerentes a PC; ou pela sua idade ou sendo vítima de algum dos seus pontos fracos.
Provávelmente a idade tem acentuado o seu ponto mais fraco , o relacionamento com as mulheres.
O nível das três mulheres que teve e que são conhecidas, é um reflexo do seu percurso como pessoa, sempre a baixar.
Da primeira, legítima representante da sua classe sócio - económica de origem passou para a sua secretária e mãe da sua filha, que fez algum barulho quando foi a descartada, denunciou as aldrabices com o contrato de um jogador e protagonizou algum escândalo nada comparado com o desta ùltima cujo livro está de acordo com o seu estatuto e revela bem até onde PC desceu no sub - mundo do Porto.
Mas quais são os índicios que encontrei?
Não são relacionados com a possível resposta da justiça, porque no estado em que está não me parece que cumpra o seu papel apesar da gravidade dos casos denunciados.
Lembro - me de Valentim Loureiro dizer de que o que se passava no mundo do futebol não era diferente do que se passava no resto da sociedade sendo apenas um reflexo dela. Nós como cidadãos devemos pensar sériamento no rumo que o nosso País está a tomar.
Esse índicios são relacionados com duas pessoas que têm sido seu apoio e suporte; Reinaldo Teles ( RT) e Joaquim Oliveira (JO).
Reinaldo Teles:
Pinto da Costa em tempos disse que só confiava no seu relógio e em Reinaldo Teles.
È do domínio público que Reinaldo Teles aperfilhou um filho de Pinto da Costa.
Dada a união entre os dois chamou - me a atenção quando Carolina afirma que teve de fazer alguns trabalhos a PC porque este não podia contar com RT, por razões familiares.
È também sabido que RT foi um dos que mais se indignou com a relação de PC com C. (Uma coisa é PC ir de vez enquanto a uma casa de putas, outra é levar uma para casa e apresentá - la como sua mulher a todos, inclusivé ao Papa ( o verdadeiro )!
Penso que as relações entre RT e PC talvez já não sejam tão sólidas.
Joaquim Oliveira:
Desde o momento que li o primeiro livro a denunciar os métodos usados pelo sistema, escrito por Marinho Neves ( acho que é assim que se chama este jornalista, que depois levou um excerto de porrada à porta de casa e nunca mais se ouviu falar dele), que penso que existe uma ligação entre PC e JO que vai mais para além da amizade. Dizia ele no livro que os manos Oliveira, quando pensaram criar a sua primeira empresa ligada ao futebol, foram ter com Pinto da Costa.
A convicção da força dessa ligação tem se reforçado ao longo do tempo, sendo o maior sinal a criação da Cosmos que além de organizar as viagens dos árbitros pagas pelo FC Porto, faz o seguros de assistência em viagem dos seus passageiros na Porto Seguros, uma empresa do FCP, como aqui já foi referido por duas vezes.
Pois surpreende -me o destaque que os jornais de JO estão a dar a este caso!
A manchete do 24 horas, publicado há tempos sobre Luìs Filipe Vieira e Mantorras que Rui Santos ( RS) apresentou esta noite no Tempo Extra ( acho que pela lucidez e ponderação dos comentários, este foi o melhor programa de RS) entendio - o como uma manobra do sistema, mas o destaque que está a dar a este caso ( segundo consta patrocinado pelo Benfica) leva -me a pensar que talvez os "amigos" de PC já lhe estejam a "fazer a cama".
Talvez esta visão das coisas seja apenas o reflexo do meu desejo de que assim seja!

Sem comentários: