quarta-feira, junho 03, 2009

A minha cabeça vota em José Bettencourt.


CONSELHO DIRETIVO

Tinha escrito um texto sobre os motivos porque a candidatura de PPC não me merece credibilidade, mas dado o desenrolar da novela Eriksson, acho que não vale a pena perder mais tempo com o assunto.

Ao longo destes dias fui comparando os prós e contras de votar em JEB e cheguei às seguintes conclusões:
- Incomoda – me bastante as constantes referências a Pinto da Costa e a inacreditável afirmação de que dava um bom presidente da Liga, mas lembro –me de que quando foi preciso denunciar o sistema, JEB fê –lo quando divulgou o rasgão da camisola de Rui Jorge.
- Está ligado à banca, mas não pertence aos bancos credores (sugadores), BES e BCP, tendo a vantagem de ter credibilidade e conhecer os seus mecanismos por dentro e por fora.
- Acredito que seja um grande Sportinguista e quando diz que gosta tanto do nosso clube, que não é capaz de lhe fazer mal, ao contrário do presidente anterior, que estava lá para defender os interesses do grupo económico a que pertence
- Será capaz de pacificar o clube, o telefonema de DC e a presença de Aguiar de Matos, dois “ ex – apoiantes” de PPC, na apresentação da sua candidatura, são significativos.
- Tem nas suas listas algumas pessoas que não me agradam, mas mais vale tê – los sob controlo, do que andarem por aí a destabilizar.
- Disse que iria alterar o projecto de reestruturação financeira de maneira a dar mais garantias de defesa dos interesses do SCP.
Se não o fizer votarei novamente contra e estou convencido que será novamente chumbado.
- Mantêm a estabilidade do futebol, a menos de dois meses da eliminatória para a Champions e a continuidade de Paulo Bento de que sou apoiante.
-Estou convencido de que se encontrou, finalmente, uma pessoa que conseguirá fazer rimar gestão com paixão e que João Rocha tem ao fim de mais de vinte anos, um sucessor à sua altura.
Votarei em JEB
Se estiver enganado, será uma das maiores desilusões da minha vida de Sportinguista.


ASSEMBLEIA GERAL e CONSELHO FISCAL
Até hoje, todos os presidentes das AG, em vez de serem os presidentes de todos os sportinguistas, têm sido os advogados de defesa das direções.
Acho no entanto, que eleger as listas da oposição, nestes órgãos, seria correr um grande risco de promover uma guerra institucional e paralisar o clube.
Votarei nas listas de JEB.

CONSELHO LEONINO
Inicialmente pensei em votar na lista da AAS, uma voz irreverente, em que certamente os eleitos continuariam a assistir aos jogos na curva, diminuindo assim o risco de se deixarem “domesticar” com os lugares VIP e as jantaradas antes dos jogos.
No entanto lembrei –me da ameaça inqualificável que fizeram a Paulo Bento, na altura em que mais precisava de apoio, atitude que é o oposto dos deveres de um adepto, quanto mais de uma associação de adeptos.
Estas coisas pagam – se com votos e decidi penalizá – los, não votando na sua lista.

Também não votarei na lista de JEB, por duas razões.
(i) Acho útil ter uma oposição forte neste órgão.
(ii) Sou incapaz de votar no cabeça de lista, que entre outras coisas, foi à Madeira e viu o Marítimo – Sporting na televisão de um restaurante.
Votarei na lista de PPC.

22 comentários:

Anónimo disse...

http://www.sersporting.org/wordpress/?p=751


Veja, as fotografias. Se calhar PPC até tinha razão quando falava em Eriksson. Ainda vai a tempo de mudar o seu voto.

joaquim agostinho disse...

Quero é ver o papel assinado. Mesmo assim prefiro o Paulo Bento, que nos últimos três anos ganhou mais do que o sueco.

Verde CDV disse...

Caro Joaquim,
Ainda bem que a sua memória é de elefante, salvo seja!
A minha também, mas...

Um abraço.

joaquim agostinho disse...

Verde CDV
Nestas alturas importantes temos de analizar as coisas friamente.
Reconheço que há muita gente competente e grandes sportinguistas a trabalhar para PPC e que no fundo querem o mesmo que nós mas estão tão empenhados nisso que não se dão conta das fragilidades do discurso do candidato.
Abraço

PiKiNiKi disse...

Caro Joaquim Agostinho,
Não dúvido da entrega de PB nem do seu profissionalismo, mas não podemos estar satisfeitos com Taças e segundo lugar na Liga. Neste momento precisamos de uma mudança.

http://www.sporting100centenario.blogspot.com

joaquim agostinho disse...

PiKiNiKi
Nesta altura com outro treinador iria ser pior.
Paulo Bento neste momento tem as seguintes vantagens:
- Com ele não é necessário nenhum periodo de adaptação a mês e meio da eliminatoria da Champions.
- Tem o plantel com ele ( importantissimo)
- Não faz exigencias de contratação jogadores incomportáveis para o clube.
SL

Anónimo disse...

joaquim agostinho, gostava que revisse a sua posição em relação à AAS. Lembre-se que apenas esta associação poderá defender o sócio comum que se desloca ao estádio e que se depara com um sem número de problemas, como lhe posso dar exemplo do mais recente e ridiculo caso dos pacotes de bolachas que têm que ficar à porta mesmo quando servem para crianças comerem alguma coisa lá dentro. Nas restantes listas todos estarão ocupados a discutir outros assuntos e certamente vão se esquecer sistematicamente deste tipo de assunto, que apesar de não ter uma importância tão grande como outros assuntos, não deixam de prejudicar os sócios no dia a dia, e são de fácil resolução, por isso mesmo é necessária a AAS no conselho leonino para que estes assuntos não caiam no esquecimento. Lembre-se disso...

Anónimo disse...

Caro joaquim agostinho,

Se queria ver um documento assinado antes das eleições escolheu o desporto errado. O mundo errado. Figo também foi promessa eleitoral no Real Madrid, e como é óbvio não assinou nenhum pré-contrato.

E lembro-lhe que um tiuí, um romagnoli, um purovic, um celsinho, recebem todos juntos tanto quanto receberia um dos "jogadores incomportáveis" que refere. É uma questão de comprar poucos bons jogadores, em vez de muitos maus. E completar o papel com jogadores da formação.

Ainda vai a tempo de mudar o voto.

SL

Anónimo disse...

completar o plantel*

Tuga disse...

"Não faz exigências de contratação jogadores incomportáveis para o clube"

Caro Amigo J.Agostinho

se calhar esse tem sido o mal, pouca exisgencia e pouca ambição, por isso o passivo aumentou, não passamos do 2 Lugar e os sócios afastaram-se do clube.

Mas aceito muitas das suas argumentações do porque do voto e concordo com algumas, mas 13 anos chegam para estar acreditar se,pre nos mesmos, que são exactamente os mesmos que fizeram crescer o passivo, que fizeram o Sporting perder associados, que fizeram do clube refém dos bancos.

Apesar de Bettencourt merecer o benoficio da duvida os outrso que estao com ele não.

PPC pode não ser o ideal, mas representa uma mudança e coragem dos destinos do clube.


Abraço

Tuga disse...

Desculpe os erros!

joaquim agostinho disse...

Anónimo 13:49
Se me perguntar o que os adeptos beneficiaram, até agora, com a existência da AAS, tenho dificuldade em responder e não é no Conselho Leonino que vão resolver o que quer que seja de prático.
SL
Anónimo 14:03
O problema é que o seu candidato disse que esse papel iria existir antes das eleições.
Em relação aos jogadores até poderia acrescentar mais nomes. Repare quem os contratou e se fizer o favor de clicar na etiqueta com o nome desse senhor, saberá o que penso dele, o mesmo que penso de proporem um empresário de jogadores para dirigir o futebol.
SL
Tuga
Também não posso falar de erros.
O que temos de decidir é entre duas pessoas concretas. Eu tinha duas hipóteses, depois de reflectir: Ou não votava, seria a primeira vez em mais de 40 anos, ou votava em Bettencourt. Consegui encontrar motivos para votar.
Abraço

anónimo das 14:03 disse...

Quanto a Carlos Freitas, tem toda a razão, estou de acordo consigo. E não acredito que Bettencourt e Miguel Ribeiro Telles mudem substancialmente a política de contratações. Soares Franco depois de Carlos Freitas sair não mudou. E Bettencourt enquanto vice-presidente de Soares Franco assinou por baixo todas as decisões de Soares Franco (é ele próprio que o diz na última edição do jornal Sporting).

Quanto a Bukovac, náo sei. Dou-lhe o benefício da dúvida.

E apontou realmente o erro da campanha de PPC. Não duvido que uma eventual vitória de PPC trará Eriksson. Mas de facto não se devia ter dito que as coisas seriam formalizadas. Um erro de quem não está habituado a lidar com a imprensa desportiva.

Tite disse...

A tua cabeça diz isso...
...e o teu coração???

Até lá... Vota na A!

albert fish disse...

Ameaças ao Paulo Bento? LOL
Inventam de tudo para mandar abaixo.

Espero que a AAS eleja pelo menos 10 conselheiros, para pôr aquela cambada de parasitas do conselho leonino a trabalhar em prol do clube, em vez de se andarem a alambazar em croquetes.

Abaixo os lambuças!

Tuga disse...

Razões para ir votar e mudar o seu sentido de voto:

Espero ir a tempo...


•Aqueles que têm a fama e não têm o proveito
•Aqueles que já provaram financeiramente a sua incompetência
•Aqueles que elogiam o corrupto fcp e o seu corrupto líder, prevendo-se uma continuação do pacto secreto com esse sinistro clube – pacto esse com os mesmos resultados de sempre: fcp: 1º e SCP: 2º
•Aqueles que vêm “por paixão” ganhar ordenados milionários para o Sporting
•Aqueles que prometem e NUNCA cumprem
•Aqueles que têm uma visão elitista do clube e de arrogância relativamente aos sócios
•Aqueles que se subalternizam aos funcionários do clube
•Aqueles que através da instrumentalização dos estatutos pretendem silenciar a voz dos sócios
•Aqueles que não querem o rejuvenescimento do clube e da sua base social de apoio
•Aqueles que querem clientes no lugar de sócios
•Aqueles que fingem gostar do Ecletismo
•Aqueles que NÃO QUEREM um PAVILHÃO
•Aqueles que escondem e mentem sobre a contabilidade do clube
•Aqueles que querem fazer do Sporting uma plataforma de negócios
•Aqueles que ao invés de defenderem o clube e os seus valores históricos se auto-promovem e defendem interesses de terceiros
•Aqueles que defendem um clube subalternizado à SAD e não o contrário
•Aqueles que quiseram fazer do Sporting um projecto económico alternativo e falhando clamorosamente nunca assumiram as responsabilidades
•Aqueles que tiveram actos de gestão danosa para com o clube (venda dos terrenos do antigo Estádio)
•Aqueles que fazem do seu comportamento associativo uma permanente arma de arremesso aos sócios
•Aqueles que engendram negócios, estratégias e atribuição de lugares sob a capa de uma (falsa) união da família Sportinguista
•Aqueles que se queixam de guerrilha interna ininterrupta, mas que são sempre eles próprios a fomentá-la!
•Aqueles que cultivaram o discurso economicista no lugar do discurso desportista
•Aqueles que glorificam os apuramentos para as competições europeias no lugar dos títulos
•Aqueles que preferem 3 segundos lugares a 1 titulo e 2 terceiros
•Aqueles que nos prometeram um sonho e brindaram-nos com um pesadelo
•Aqueles que estão a vender a nossa história, a privatizar a nossa mística e a prostituir a nossa paixão


Então ainda tem a dizer alguma coisa sobre o SER SPORTING e PPC?

Faça um exame de consciência...

Abraço

Tite disse...

Tuga,

Isto ainda é muita areia para a camioneta de muitos sportinguistas.

Basta dizer...

VOTA NA LISTA A SE QUERES CONTINUAR A...
SERSPORTING!!!!

joaquim agostinho disse...

Alberto Fish
"ainda tem 3 meses de contrato, que PODEM SER LONGOS"
Esta frase do comunicado da AAS, que dizer o quê ?
Tuga e Tite
Votei onde disse que votaria.
Perante as duas alternativas não hesitei. Não embarco em populismos.
Continuarei a defender o mesmo que defendi até agora e a votar contra naquilo em que não concordar.
JEB ganhou o meu voto mas não ganhou um apoiante incondicional.
SL

Anónimo disse...

Caro Joaquim

O que interessa e que exerceu o seu direito de voto e que o fez em consciencia.
Talvez, bem pesadas as coisas, as probabilidades de JEB mudar o rumo e o discurso e ser realmente o Presidente de que o Sporting necessita sejam identicas as de PPC eventualmente se revelar o tonico revitalizador do nosso clube (se fosse eleito, coisa em que de qualquer forma nao acredito). Mas o que interessa e que ganhe o Sporting e que a parte "vencida" se junte aos demais, aceitando o resultado e trabalhando, sempre com espirito construtivo, para a gloria do nosso clube.

Saudacoes Leoninas de alguem que, se tivesse direito de voto, provavelmente teria votado em branco
Petinga

joaquim agostinho disse...

Petinga
Benvindo. Obrigado pela sua visita.
Há muitas idéias da Lista A que deveriam ser aproveitadas.
Escreva mais nos blogs.
Abraço.

Tite disse...

Amigo Joaquim Agostinho,

Este nosso amigo Petinga é um habitué noutros blogs mas não muitos.

Já nos temos encontrado no Cacifo do Paulinho e considero-o uma grande Sportinguista que, apesar da distância, está sempre atento à vida do nosso clube.

Que bom que hoje, com um novo Presidente, estamos todos a remar para o mesmo lado.

Boa sorte e que para o próximo ano estejamos todos aqui reunidos a festejar o Campeonato.

Rugidos de confiança

joaquim agostinho disse...

Tite
Eu sei. Costumava ir ao Sangue Leonino mas há muito tempo que lá não vai com assiduidade.
Oxalá que os nossos desejos se realizem.