quinta-feira, janeiro 15, 2009

Taça da Liga - O embuste


De certeza que António Vilaça, assistente de Jorge Sousa, não teria oferecido ao Sporting o golo em fora-de-jogo, se o jogo fosse para o campeonato.
Golos destes – tal como aquele que entrou na baliza de Ricardo e não foi validado e de que não precisávamos para ganhar o jogo – só servem para daqui a 50 anos, quando nós protestar - mos por não conseguirmos ganhar o campeonato por causa das arbitragens, os nossos adversários se defenderem com:
- Então e aquele golo em fora-de-jogo em Vila do Conde!
Tal como ainda hoje lembram o golo na baliza do Ricardo!
Tirem – nos o golo, tirem – nos os dois pontos porque não precisamos deles.
Manuel Machado tem razão quando diz que o formato da Taça da Liga está feito para que os grandes irem o mais longe possível e que são protegidos pelos árbitros.
Compreendemos que a Taça da Liga está ainda em “perigo de vida”, não está consolidada no calendário, esta é apenas a segunda edição.
Compreendemos que seria uma “catástrofe” para a sua notoriedade e para o patrocinador se, por exemplo, a final fosse entre o Rio Ave e o Paços de Ferreira, clubes que prezo, que estão regularmente a disputar a principal Liga e com salários em dia.
Este tipo de Taças existe nos outros países para dar oportunidade aos clubes menos cotados de ganharem algum dinheiro e alguns títulos.
Nestas competições as melhores equipas, sobretudo as que disputam as competições europeias, aproveitam para rodar os jogadores menos utilizados, ao contrário dos outros que se apresentam na máxima força, cientes de que têm mais possibilidades de ganhar.
Era positivo que a Taça da Liga ganhasse o seu espaço, para ser disputada noutros moldes, para que acontecesse “Taça”.

5 comentários:

Visconde disse...

É uma cabala montada para se esquecer o roubo do fds...

Peyroteo disse...

Quase a perder a paciência!
De que adianta ano após ano acompanhar com paixão e devoção o meu Sporting, para ao fim ao cabo estarmos constantemente a assistir a um futebol Português que está completamente viciado.
Ainda me admiro como há 20.000 almas a assistir ao futebol em Alvalade, pois é ponto assente que não nos vão deixar ser campeões!
No estádio da Luz o árbitro, ou melhor o ladrão Paulo Baptista perpetrou uma arbitragem escandalosa, onde a equipa que foi dominada durante o jogo, levando um banho de bola acabou por levar injustamente 3 pontos em vez dos merecidos 0.
Para além de 90 minutos de “campo inclinado”, os lances capitais explicam muita coisa:
- São dados 2 minutos de descontos na 1ª parte, quando curiosamente na 2ª, com 6 substituições e tempo perdido com um penalty se dão apenas 3. Não me lembro de nenhum jogo em que não se dêem menos de 3’.
- Aos 45+2’ portanto, o Benfica aponta o golo que valeria 3 pontos, na marcação de um livre, com o jogador que marca o golo completamente em FJ. O mais grave é que é por demais evidente o adiantamento, até porque era uma jogada de bola parada.
- No início da 2ª parte, o ladrão tentou resolver o jogo de vez, inventando um penalty vergonhoso sobre um patético Di Maria. Um mergulho triste e mal feito e uma vergonha como o batoteiro se ria no chão e comemorava o penalty fidelidade. Devia haver castigos para estas situações.
Felizmente o penalty não foi convertido.
- Katsouranis comete penalty evidente sobre Alan. Nada foi assinalado.
- Luisão comete penalty de faca e alguidar sobre Matheus. Nada foi assinalado.
Em resumo, e só para que constem os 4 erros grosseiros:
- Golo a favor da equipa A ilegal em FJ
- Penalty inexistente a favorecer a equipa A
- Penalty roubado à equipa B
- Outro penalty roubado à equipa B
Posto isto, acho que este árbitro não pode apitar mais este ano!
Mas o mal está feito, e os 3 pontos foram para quem não merecia.
Apenas tenho um consolo, o Benfica foi dominado na sua própria casa pelo Braga.
É muito raro senão inédito que um dos 3 grandes jogando em sua casa seja dominado, perdendo em todas as estatísticas, como na posse de bola, ataques, remates, cantos, faltas, etc.
Apesar de tudo o Sporting está no topo da classificação, não estando livre para já de más companhias porque no estádio da Luz se assistiu a um jogo para recordar por muitos anos: um autêntico roubo à mão armada, infame demais para ser verdade e possível.

Peyroteo disse...

Rio-Ave, 0 – Sporting, 1
Pouco interessante este desafio que um Sporting de 2ª linha acaba por vencer perto do final com um golo de recarga de Vukcevic, beneficiando diga-se de posição irregular.
Evidentemente que este lance, sem efeitos práticos, pois o Rio-Ave empatando era o mesmo que perder, ou seja, nunca seguiria em frente; e o Sporting mesmo que perdesse mantinha-se no 1º lugar; irá ser aproveitado à exaustão (já começou com os jornalistas a perguntarem a tudo e todos. Só é pena que não tenham feito o mesmo noutros estádios. E desde logo com a convocação do homem dos caracóis para gritar em directo na SIC Notícias de imediato!) para ser comparado com o incomparável: um roubo de Catedral ocorrido no estádio da luz Domingo último. Desta forma vai-se “preparar o terreno” para o Sporting ser roubado na sua próxima deslocação à Madeira.
Sobre o jogo de referir a actuação desastrada de Postiga que não quer nada com os golos, tendo inclusivamente atirado ao ferro naquele que viria a ser o merecido golo Leonino.
De resto mais uma má arbitragem, com destaque para o fechar de olhos logo na 1ª parte à expulsão de Tarantini, que teria que ver o 2º amarelo; e para o constante saco de pancada que Pedro Silva foi ao longo do jogo.
Curioso, pois no mesmo estádio não se teve já este ano problema em pôr o Sporting a jogar com 9 ou de anular um golo limpo a Liedson e mais 3 “meios golos”, todos por FJs mal tirados.
Felizmente desta vez o auxiliar não percebeu que Vuk estava adiantado e o golo valeu mesmo, fazendo justiça no resultado.
Positivo:
Paulo Bento: pela 1ª vez em Portugal vi um treinador afirmar ter sido beneficiado. Mesmo que em termos práticos esse benefício seja nulo.
Venham o Quiquinhas choramingas e o Professor do escorbuto fazer o mesmo!
Moutinho: joga sempre, faz jogar, apanha porrada velha (deve ser feito de borracha) e nunca vira a cara à luta.
Negativo:
Modelo da Taça da Liga: pelo que se vê dos jogos, as equipas não têm grande vontade de jogar esta competição. O modelo e sistema de prova são ridículos também, com destaque para a escolha do melhor dos segundos classificados.
Postiga: se em jogo jogado até tem feito exibições interessantes, a sua finalização anda uma nulidade perfeita.
Dependência de Liedson: não vale a pena, é incontornável. Sem ele em campo a equipa não tem comparação.
Jornalismo: incrível a fome com que perguntaram e não se calaram com o FJ no golo de recarga de Vuk. Não costumam fazer isto! (Será para rir?) Até intervenção em directo na SIC Notícias com o inevitável homem dos caracóis. Paulo Bento calou-os ao assumir que sim senhor, Vuk estava adiantado.

Anónimo disse...

Amigo J.A, estou ansioso para ler um comentário seu sobre;um sóçio do fcp que vai ser condecorado pelos 25 anos.?será que vamos ver Pinto Da Costa a colocar a (xapa)na lapela do L.F.V. Era giro ver tal cenário

joaquim agostinho disse...

Visconde
Não me admirava nada que o Duarte Gomes e o o José Lima nos beneficiassem também no Domingo!!!
PPA
Obrigado pela achega. Vou colocar na casa de banho
Anónimo
PC é muito capaz de fazer isso lol.