sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Frases

Quando oiço algumas frases fico logo de pé atrás. Como por exemplo:
“Isto è o que nos permite construírmos uma grande equipa” ,“ o Sporting tem de ser devolvido aos sócios” e “Sirvo ( ou servi ) o Sporting por amor ao clube sem ter recebido nada “



- “Isto è o que nos permite construírmos uma grande equipa”

As mais elementares regras da psicologia dizem que quando queremos convencer alguém, devemos dizer – lhes o que elas querem ouvir. Como todos os Sportinguistas querem ter uma grande equipa, este è o principal argumento utilizado por quem os quer convencer. Mas eu pergunto; como se pode ter uma grande equipa, vendendo o património, se depois de vender tudo o que è vendável, o Sporting ainda fica com um passivo de 250 milhões de euros!! , segundo as contas e as estigmativas oficiais? ( 300 – 50 milhões).Penso que a venda do património servirá para algumas destas coisas ou para todas: Pagar os empréstimos avalizados por FSF e talvez por quem lhe deu o seu imediato apoio ( Dr. Roquette ) e assim livrarem – se das responsabilidades pessoais, saldar possíveis divídas do Sporting para com a OPCA e acudir ás aflições da tesouraria. O caricato è que o património que se quer vender è precisamente aquele que foi apresentado, noutros tempos, como garante das receitas para se ter as grandes equipas!!!

- “ o Sporting tem de ser devolvido aos sócios”

No modelo actual os sócios só ficam com as dívidas. Os dirigentes fazem do clube uma quinta, sugam o que podem, durante o maior tempo possível e depois abandonam o clube, sem que sejam minímamente responsabilizados pelos passivos que deixam atrás de si. Já estive mais longe de apoiar o modelo inglês no qual quem dirige os clubes está a arriscar aquilo que è seu. Esta frase è usada normalmente por quem quer tomar o poder.

- “Sirvo ( ou servi ) o Sporting por amor ao clube sem ter recebido nada “

Salvo raras excepções da velha guarda – Prof. Moniz Pereira, Prof. Reis Pinto, etc –ninguém vai para dirigente do Sporting desinteressadamente. Uns vão à procura da promoção e do poder que o cargo dá (alguém disse que ser presidente de um clube grande è melhor que ser ministro ), outros de negócios lucrativos sem riscos e a maioria por todas estas razões.

Sem comentários: