quinta-feira, março 12, 2009

Uma crise anunciada.

Lê -se hoje no DN :
" o balneário do Sporting está de rastos, dividido em pedaços e em grupinhos (os brasileiros, os da formação e os outros)"
Quem assiste a treinos da equipa, sabe que estes três grupos sempre existiram, só que quando as coisas correm mal tudo se complica mais.
Este ano aconteceu o reforço do grupo dos brasileiros com a entrada de Rochemback, que ainda por cima tirou o lugar a um dos elementos do grupo da formação.
A destabilização do grupo começou logo no início da época.
Grande parte do plantel foi contratado por Carlos Freitas que tinha relações muito estreitas ( digamos assim) com os empresários.
A seguir ás declarações de João Moutinho, foi uma sequência de “casos” que não tiveram fim.
O Stoi e o Vuc de um empresário. O Djálo e o Veloso de outro.
Quando acabava um começava outro, com A Bola, a servir de porta voz privilegiado dos empresários.
Já está à espreita a novela da renovação de Liedson, quando o caso Veloso arrefecer .

2 comentários:

Dina disse...

Já Chega!!
Hoje as paredes da Academia de Alcochete foram o quadro escolhido para os protestos dos adeptos.
Frases contra alguns jogadores e contra Paulo Bento e Pedro Barbosa podiam ser lidas, antes da direcção sportinguista as ter mandado pintar rapidamente antes que fossem divulgadas pela Comunicação social.
Até aqui nada me parece muito estranho. Posso não concordar com os métodos mas percebo-os.

O que não percebo é que ninguém parece querer ver, que toda esta agitação começou antes da época oficial quando, o jogador que tinha a obrigação de ser o defensor do clube e dos colegas, sem mais nem menos,disse alto e bom som e em bom português...QUERO SAIR DO SPORTING!!

Foi João Moutinho que abriu a caixa de Pandora.

Foi ele que abriu as portas aos que se seguiram.
Agora só Miguel Veloso é que quer sair? Há quanto tempo não ouvimos Miguel Veloso dizer isso?
Miguel Veloso disse que estava a ser vítima de uma campanha, sobretudo dos media, disse que o Sporting não o defendia mas também disse que se sentia bem no Sporting e que o Sporting tinha sido o clube que lhe deu tudo.
Errou ao dizer que não se sentia apoiado pelo Clube?
Errou. Não foi o timing certo, não vinha a propósito, devia ter ficado calado.
Que todos apontam o dedo a Miguel Veloso, ou quase todos, é verdade.A começar pelo treinador que também devia ter ficado calado quando disse que tinha sabido pelos jornais que Miguel Veloso estava dado como inapto. A famosa história do cafézinho da Atalaia também foi a destempo e sem existir necessidade.
Estas questões devem ser tratadas dentro do clube e o primeiro a dar o exemplo tem que ser o timoneiro da equipa. Se ele fala demais querem manter os jogadores calados?
Como se costuma dizer...ou há justiça ou comem todos.
Os adeptos sentem-se traídos, estão magoados, sentem-se humilhados, necessitam urgentemente de uma reparação no seu orgulho. Concordo.
Mas não posso concordar que se desatem campanhas contra os jogadores, que só vão desestabilizar ainda mais o já frágil balneário. Já basta o que os jornais todos os dias escrevem. Que há grupinhos entre os jogadores, que há os que se recusam a jogar e as notícias que dão como certa a saída de Liedson. Todas as semanas este tema é recuperado.Hoje mesmo um desportivo voltou ao tema da renovação e da fraca possibilidade de que esta renovação se concretize.

Já chega!!

Temos nove jogos até final da época. Precisamos de os ganhar todos.
Temos uma final para ganhar daqui a uns dias.
Será com atitudes como as que temos assistido que isso é possível?
Será pintando nas paredes da Academia frases contra os jogadores, equipa técnica e dirigentes que vamos conseguir atingir os dois objectivos que ainda temos ao alcance?
Não me parece.
Não me parece que se deva crucificar um jogador que apenas imitou o capitão do Sporting e repetiu as suas palavras, embora de maneira mais moderada. Se alguém abriu as portas a toda a agitação que o balneário do Sporting viveu esta época foi João Moutinho e no entanto foi perdoado. Joga e esforça-se. Concordo. Mas possívelmente não sentiu na pele o castigo que foi aplicado a outros que o imitaram. Numa equipa que quer ser campeã não pode haver filhos e enteados.
Todos têm que ser tratados de igual maneira e estar em pé de igualdade. As escolhas do treinador têm que ser feitas em função das necessidades da equipa e não como forma de castigo.E foi essa a ideia com que fiquei ao longo desta época.
Veja-se o caso Vukcevic. O seu castigo só prejudicou a equipa.
Se há realmente jogadores que se recusam a jogar, levantem-lhe um processo disciplinar e vão onde lhes doe mais...ao bolso. Retirem-lhe a maior parte do ordenado, se não jogam por opção própria e não por opção do treinador não têm que o receber.
Quanto aos adeptos...agora devem manter-se na expectativa mas sem atitudes impensadas e que podem ter o efeito contrário.
O que a equipa precisa agora é APOIO.
Por muito que nos custe, por muito que nos tenham doído os episódios com o Bayern estes fazem parte do passado e, esse não pode ser alterado.
Olhemos em frente e ajudemos a equipa a enfrentar o que resta de campeonato e a final da Taça da Liga de cabeça erguida com o objectivo de ganhar o que ainda nos resta.
Ser Sportinguista para mim é ser diferente...é essa diferença que temos que mostrar agora.

P.S.-Resolvi não corrigir nada do que escrevi para não lhe retirar a "autenticidade". Não estou neste momento muito preocupada com a gramática ou a sintaxe...mas sim em transmitir o que me vai na alma. Desculpem qualquer coisinha!!

Anónimo disse...

Quando entra um escaravelho no Batatal fica a colheita toda perdida:á que dar cabo do escaravelhos M.Veloso,Soares Franco etc ,assim acabará os males no grande S C P