quarta-feira, julho 19, 2006

Joaquim Agostinho

A minha assinatura diz tudo sobre a admiração que tenho por este nosso ídolo.
Joaquim Agostinho, foi em termos atléticos o maior ciclista da sua geração e um dos maiores de sempre a nível mundial.
O azar foi ter chegado à modalidade só aos 25 anos, sem a aprendizagem do complexo mundo das bicicletas. Faltou - lhe um apuramento da técnica e uma filosofia de campeão. O Agostinho era uma pessoa humilde, que achava suficiente o que ganhava como ajudante nas equipas francesas, desempenhando em França, um papel semelhante aos dos seus compatriotas emigrantes, para quem foi um Deus, servir os seus patrões, quer fossem directores ou colegas. Tivesse ele a mentalidade de Carlos Lopes e teria sido o melhor corredor da história do ciclismo.
A melhor homenagem que lhe prestaram até hoje, foram as palavras de Eddy Merckx, considerado pela maioria como o maior ciclista de sempre:
"- Quando presentia que o Agostinho ía atacar, atacava eu primeiro"
Precisamente numa das subidas do Alpe D`Huez, quando os seus colegas de fuga, onde se incluía Merckx, seguíam no limite, Agostinho parou para recolher água e com um enorme facilidade recuperou o atraso e distríbuiu pelos colegas a que conseguiu obter!
A homenagem que lhe foi prestada por iniciativa do Prof. Marçal Grilo, ( que não apareceu nas fotografias), grande amante do ciclismo e Sportinguista, esteve á altura de Joaquim Agostinho.
Contou com a colaboração de A Bola, jornal assumidamente benfiquista, que vendeu milhares de jornais nos defesos do futebol com as crónicas antológicas de Carlos Miranda sobre os feitos do nosso campeão, jornalista que tinha como motorista Bruno Santos, emigrante em França e agora promovido a jornalista. Ontem na 14ª das 21 curvas de Alpe D´Huez esteve, ( também não apareceu nas fotografias ), o seu mecânico, escudeiro, confidente, companheiro de tantas e tantas aventuras, Francisco Araújo.
NUNCA TE ESQUECEREMOS JOAQUIM AGOSTINHO.

Sem comentários: