segunda-feira, julho 06, 2009

Que academia queremos?


Este ano a formação esteve longe de dominar as competições nos três escalões
Já estou a ouvir alguém dizer que o objectivo destes escalões não é ganharem títulos mas formar jogadores para o futuro, mas isto só se diz quando não se ganha.
Acho que ganhar também faz parte da formação.
Estes resultados podem ser o reflexo de algo mais grave que está a acontecer na Academia e ser a consequência de desvios graves do funcionamento da nossa escola, como já tenho aqui referido e que recordo:
(i) -Transformação da Academia num centro de negócios, com a vinda de “carradas" de jovens estrangeiros, que na esmagadora maioria dos casos não vêm acrescentar nada, tiram o lugar aos jovens que estão a fazer o seu percurso de formação e descaracterizam o perfil do jogador made in Sporting, tecnicista e com boa relação com a bola.
(ii) - A saída de jovens promissores para outros clubes nossos rivais (Diogo Viana para o FCP – temo que a Academia se transforme a breve prazo num anexo dos Olivais).
Como se consegue criar um espírito de amor ao clube e um sentimento de pertença à instituição quando os seus melhores elementos são usados como moeda de troca?
O que sentiram os jovens dos juniores, quando um “ deles” lhes marcou um golo, na Academia, aos 2´, com a camisola do adversário e lhes ganhou o jogo?
Eu sei como me senti como adepto! Traído.

O segundo sinal de alarme soará quando as pessoas se derem conta que a fonte secou, quando não chegarem à equipa principal os jovens jogadores, em número e com a qualidade a que estamos habituados.

Nessa altura pode ser tarde.

Sem comentários: